sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como larguei de fumar.


Dizem que essas pessoas que largaram de fumar são uns chatos que só ficam enchendo o saco de quem fuma, tentando convence-los a largar o vício.
Não estou querendo convence-lo, não!. O pulmão é seu, você faz dele o que quiser, mesmo porque se você não estiver interessado no assunto, é só mudar de tema.
Quero apenas comentar o que aconteceu comigo e o que normalmente acontece com quem deseja largar de fumar.
Começarei do inicio contando como iniciei nesse maldito vício.
Eu tinha aproximadamente 14 anos. Todos meus amigos mais chegados tinham que fumar para não ser chamado de mariquinhas e filhinho de mamãe. Tinha que provar que era "macho"! Era muito charmoso mostrar para as garotas que você era adulto! Caso contrário seria marginalizado. Às pessoas que me aconselhavam a não fumar eu nem dava ouvidos e me desculpava dizendo: " O cigarro para mim não faz mal, pois eu fumo mas não trago" ou então tentando convencer a mim mesmo: "Eu tenho perfeito controle sobre o cigarro e largo a hora que quiser" E foi assim que eu bestamente adquiri o vício!
Quando dei por mim, e quis largar o vício, já era tarde!
Vi meu pai e outros entes queridos morrerem de câncer no pulmão e fiquei apavorado. Li muito sobre os malefícios causados pelo fumo.
Tentei tudo quanto foi método para largar de fumar mas foi tudo em vão. Fumei cigarro mentolado (sem nicotina), usei adesivos contra fumo, etc.
Fumei durante 30 anos!
Agora vocês me perguntam: Como foi então que você conseguiu largar de fumar?
Eu usei o único método que funciona!: FORÇA DE VONTADE!
Ora, dirão vocês! Isso não é segredo para ninguém! Se eu tivesse força de vontade eu teria largado também! Mas eu sei que não consigo! Já tentei várias vezes!!!
É pensando assim que você nunca irá largar de fumar.
Certa vez você conseguiu não fumar por 3 meses. Parabéns!
Foi quando surgiu um problema financeiro e você ficou desorientado! Daí veio o diabinho e disse no seu ouvido: "Agora eu sei que consigo parar de fumar! Eu já larguei 4 meses. Deixa eu fumar só até eu resolver esse problema, daí eu volto a largar! Agora eu sei que consigo!"
Idiota!!!! Agora é que vai ser ainda mais difícil você largar, pois você adquiriu uma falsa confiança em você!
Não adianta dizer: Vou ver se consigo! Ou: Vou tentar largar! Ou ainda:
Vou diminuindo aos poucos até largar de vez.
No íntimo você já está dizendo: Eu sei que não vou conseguir!
Alem disso tem sempre aqueles "amigos" que dizem:
Eu não largo de fumar, não! Meu avô fumava 3 maços por dia e morreu com 90 anos!
Aceita um cigarrinho? Um só não faz mal, não!
Pronto! Foi a conta! Se você estava "tentando" já era! Colocou o primeiro cigarro, acabou!
Foi assim que tentei várias vezes, até que um dia, eu estava no carro ouvindo uma palestra sobre os malefícios do fumo, coisa que eu já estava careca de saber, que tomei uma resolução séria!:
– Acabou! Agora é pra valer! NUNCA MAIS VOU FUMAR. ACONTEÇA O QUE ACONTECER!
Na mesma hora, peguei meu maço de cigarro que tinha acabado de comprar, meu isqueiro granfino (não era bic, não!) e atirei pela janela do carro.
Não adiantava mais o diabinho vir falar no meu ouvido: - Você não vai conseguir! Um cigarrinho só não faz mal!
Eu sabia que ia conseguir! Eu tinha certeza!!!
Já faz 30 anos que larguei! Foi uma das melhores coisas que fiz na vida!
Só depois que larguei de fumar que comecei a perceber certas coisas. Por exemplo: Toda minha roupa, os estofados de casa, as cortinas, tudo cheirava fumo. Naturalmente todos sentiam o cheiro, menos eu!
Hoje, eu não suporto o cheiro de uma pessoa que acabou de fumar, jogou o cigarro fora e entrou no ônibus! É um cheiro insuportável!
Agora, um pouco de cultura:
Você sabe como surgiu esse habito de fumar?
Foram os índios que ensinaram os brancos a fumar. (talvez por vingança, por tantos malefícios que levamos para eles!)
Os colonizadores levaram para a Europa essa novidade e diziam que o fumo purificava os pulmões através da fumaça. Somente os vips é que fumavam pois era uma prática cara, pois os cigarros eram manufaturados. Com o tempo, começaram a fabricar e assim foi difundindo o vício.
Outra curiosidade: Você sabe porque as pessoas gostam de fumar? Porque gostam de ver a fumaça! (assim dizem) Eu nunca vi um cego de nascença fumar!
Finalizando: Se você quer realmente largar de fumar, eu lhe digo:
É difícil, mas não é impossível! Basta você querer! Só depende de você !


Pintura original no teto de uma área reservada aos fumantes.

3 comentários:

  1. Realmente eu concordo com você pai!!
    mas pena que muitos não pensam assim que força de vontade é fundamental, cada um tem um tipo de pensamento, organismo..
    O vício é uma merda eu realmente rezo muito para que o Vinicius largue o cigarro, mas isso só depende dele, não adianta amigos e familiares falarem, ou ler artigos, etc.
    É uma decisão individual, assim como você teve esta força de vontade, você foi um vencedor por ter largado esta porcaria... muito orgulho de meu pai,mas infelizmente não acontece com todos..
    Meu sonho é que eles proibissem a venda de cigarros, proibir de fumar em lugares públicos não adianta somente,teriam que proibir a venda
    de cigarros.

    Bjs

    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um exemplo, e que na verdade serve para tudo nessa vida ! Seja largar um vício, fazer uma dieta, iniciar atividades físicas, enfim tudo que requeira força de vontade, e muita determinação. O que parece ser o jeito mais simples, é na verdade muito difícil, mas em muitos casos, o único que dá resultados. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Faz onze anos que eu deixei de fumar mas eu sempre disse eu sou viciada no café e não no cigarro, quem precisa deixar de fumar é meu irmão André já recebeu um cartão vermelho do médico, mas mesmo assim continua fumado. bjs

    ResponderExcluir