segunda-feira, 11 de maio de 2009

Hino Nacional Brasileiro

HINO NACIONAL BRASILEIRO

Você sabe cantar o Hino Nacional Brasileiro inteiro?

Não se acanhe! Raríssimas pessoas sabem! Quando muito cantam a primeira estrofe, e olhe lá.

Outro dia, eu assisti um programa na TV em que o apresentador, em plena praça da Sé, oferecia um prêmio em dinheiro para quem soubesse cantar o Hino Nacional.
Adivinhe! Ele voltou com o prêmio para a casa.
Mas foi muito engraçado! Os que se dispunham a cantar, trocavam todas as palavras.
Saía algo mais ou menos assim:

ELVIRA DO IPIRANGA A MASSA PLÁSTICA
DE UM SOCO HERÓICO BRAÇO RELUTANTE,
E O PÓ DA LIBERDADE EM RÁDIOS SÚDITOS,
BRINCOU NO MEL DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O SENHOR, DESSA MALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM O BARCO NORTE,
EM TEU PEITO, Ó QUE SAUDADE,
DESAFIA O NOSSO PEIDO A PROPRIA SORTE!

Ó PALHAÇADA
ESCULHAMBADA
SALVE, SALVE!

E por aí vai...
Joaquim Osório Duque Estrada devia estar se virando no caixão!!!
Nos jogos de futebol internacional então. Nossa! Que vexame! Os jogadores ficam mexendo os lábios para fingir que estão cantando!!!
Mas convenhamos...
O Hino Nacional é mesmo complicado! Não é qualquer um que entende. Muitos termos fora de uso, frases na voz passiva, etc.
Eu estou criticando, mas também não sei cantar o Hino inteiro.
Você sabe?

2 comentários:

  1. Acredito que sim, se não esqueci! No colégio, os professores frisavam bem os erros mais comuns, de modo que eu sabia cantar direitinho, mas depois de tanto tempo! Só cantando para ver!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Bom eu não sou muito de escrever e sim de falar, mas adorei este.
    Realmente não somos tão patriotas quanto deveríamos, pergunte a um americano o hino deles e sabem de cor...
    É acho que temos muito que evoluir.
    Bjs
    Sua norinha querida rsrsrsrsr
    Vilma

    ResponderExcluir