sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pássaros engaiolados



Conversa entre dois amigos diante de uma gaiola de um lindo pássaro:
-Que belo pássaro você tem aí hein?
-Sim, paguei uma fortuna por ele! É de uma espécie em extinção!
-É mesmo? Que pena! Porque você não solta ele?
-Está maluco? Ele morreria no mesmo dia! Ele já nasceu na gaiola. Não saberia se defender sozinho.
-Coitadinho! Quer dizer que ele já nasceu preso? E vai ficar preso para o resto da vida?
-Exatamente.
-Porque você não arranja ao menos uma fêmea para ele?
-Arranjar como? Seria dificílimo! Já lhe disse que é uma espécie em extinção! Mesmo que eu conseguisse iria custar outra fortuna! Eu não teria condições de dar esse "luxo" para ele! E que vantagem "eu" teria?
-Pois é! Mas você pagou uma fortuna por esse! Porque comprou?
-Status, meu filho! E porque ele é lindo e sabe cantar!
-Deixe-me entender! Quer dizer que ele está condenado a prisão perpétua porque é lindo e sabe cantar? Nem liberdade condicional ele pode ter, senão ele morre?
-Bem... na verdade é isso !
-Quer dizer que você é o "carcereiro" dele?
-Também não precisa usar esses termo!
-Mas na verdade é isso! Não vai me dizer que você é o anjo da guarda dele! Pense bem: Deus deu asas para os pássaros para que eles pudessem voar a vontade, para onde quisessem, assim como Ele lhe deu essas 2 pernas para você andar a vontade. Você gostaria de ficar confinado numa jaula para o resto da vida sabendo que não cometeu nenhum crime?
Quando vejo um pássaro enjaulado numa gaiola, tenho vontade de colocar um rótulo assim:
Espécie: Canário Belga.
Origem: Livre na Natureza.
Crime: Ser lindo e saber cantar.
Pena: Prisão perpétua numa solitária.
Trabalho forçado: Cantar para poder comer.
-Sabe de uma coisa?
-Diga, "carcereiro"!
-Você é um chato! Tchau! E vê se me esquece!
-É..... a verdade dói...
Roberto Carneiro








Um comentário:

  1. Lindo,adorei.É verdade os pássaros não deviam ficar presos; afinal nos dão tanta alegria,cantam tanto para nós,não nos pedem nada em troca a não ser algumas palavras de carinho e alpiste de vez em quando.

    ResponderExcluir